INTRODUÇÃO
Oxossi é o Orixá que está assentado no polo positivo do
Trono do Conhecimento. Trata-se do trono que irradia o conhecimento, a
sabedoria, o ensinamento, o aprendizado e atua em nossa estrutura mental,
cognitiva e psicológica estimulando nossa busca pelo “saber” no sentido mais
amplo da palavra, ou seja, visa expandir todos os sentidos da nossa vida, visa
expandir todos os outros tronos em nossa vida.
Trata-se de um trono iniciador e expansor de conhecimento.
Ele também ampara os seres que fazem o uso correto destas habilidades,
conhecimentos e atitudes adquiridas no processo de evolução. Não é a toa que o arquétipo
deste Orixá é representado pela figura do “Caçador”, ou seja, aquele que vai
buscar a presa e nos traz o conhecimento, a tática, as respostas e a forma mais
inteligente de fazer as coisas.
No Candomblé Oxossi divide as matas com outros Orixás (como
Ossae, o senhor das folhas), na Umbanda Oxossi reina por todo este campo em
função do que a Umbanda entende de orixás no chamado “Sete linhas de Umbanda”. Oxossi
é o raciocínio hábil, o observador, o cientista, o doutrinador, o comunicador,
é a divindade da expansão. É o senhor do reino vegetal (árvores, florestas,
plantas, flores, frutos, verduras, ervas, etc) e animal (vida animal, homem,
etc) É o Senhor da fauna e da flora.
Seu primeiro elemento de atuação é o Vegetal (que nos
purifica, limpa, nutre, alimenta e cura), seu segundo elemento é o Ar (que
leva, espalha, expande, limpa e mantém vivo. Não o ar no sentido de Yansã, mas
a purificação do ar no sentido da fotossíntese, processo pelo qual as plantas
produzem o oxigênio). Embora seja um Orixá de extrema importância, seu culto de
Umbanda no Brasil é pouco difundido e raramente vemos um “Oxossi” em terra.
Geralmente sua força é representada pela linha de Caboclos da Mata.
Na África, Oxossi era cultuado basicamente no Keto, nação que
foi praticamente destruída no século XIX pelas tropas do rei do Daomé. Então,
os filhos consagrados a Oxossi foram vendidos como escravos no Brasil, nas
Antilhas e em Cuba. E assim o culto a Oxossi na África foi praticamente
esquecido.
No Candomblé, Oxossi é o rei de Keto, filho de Oxalá e
Yemanjá. É a Divindade da caça, que vive nas florestas e cujos principais
símbolos são o arco e flecha (Ofá) e um rabo de boi (Eruexim). Foi um caçador
de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Sua dança, de
ritmo “corrido”, simula o gesto de atirar flechas para a direita e para a
esquerda. Ele imita o cavaleiro que persegue a caça, deslizando devagar, e que
às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das danças mais bonitas do
Candomblé.
Em algumas lendas do culto de nação, Oxossi aparece como
irmão de Ogum e de Exu. Isso acontece porque Oxossi, Ogum e Exu, entre outros
atributos, são vistos na cultura africana como guerreiros e caçadores, pois
sempre vão à frente, buscando e abrindo caminhos, embora Oxossi seja o Caçador
por excelência.
É importante lembrar que o culto de Orixá vem da África, ou
seja, de uma cultura tribal, na qual os homens saíam para caçar quando não
viviam da agricultura e quem sai para caçar com a finalidade de trazer alimento
para a tribo é o “caçador”.
O caçador também é o guerreiro que enfrenta os perigos da
floresta e depois traz alimento e informações para o grupo. O caçador não saía
apenas para buscar alimento, ele também saia com a finalidade de buscar
conhecimentos (sobre a região, sobre os animais e a floresta, sobre outras
tribos, etc). Havia situações em que um caçador poderia ficar vários dias
ausente, e na volta trazia as novidades, as notícias. Por isso os filhos de
Oxossi são muito quietos, introspectivos e gostam de ficar sozinhos. O perfil
do Caçador é aquele que se vira sozinho.
Mesmo no caso das caças em grupo, não são todos que fazem o
mesmo papel. Alguns se ocupavam com a caça, enquanto outros ficavam em torno
observando, para proteger os demais caçadores. Estes que faziam a proteção
atuavam como guardiões, tendo uma relação com o Orixá Exu, pois ficavam
escondidos no escuro da mata, adiantavam-se, e depois passavam para os caçadores
informações seguras sobre o caminho a seguir. A diferença entre os “tipos de
caçador” e de acordo com seu perfil origina a diferença dos caboclos entre si.
Não são todos os caboclos que usam arco-fecha, não são todos caçadores, podem
ser também curandeiros, artesãos, pescadores, etc.
Já em grupos que avançavam em prol de uma caça maior, no
sentido de enfrentar de frente (por isso Oxossi – o Orixá que não teme a morte,
sua coragem é incalculável. Orixá capaz de dar a vida em prol da causa), podem
ser associados a Ogum – caminhos. E sendo Ogum também o Orixá do ferro, foi
dele que Oxossi recebeu suas armas de caçador, nascendo aqui outro ponto de
ligação entre ambos dentro da religião. Oxossi ganhou o direito de usar as
armas, incluindo o ferro.
Vale lembrar que na Umbanda Oxossi é sincretizado com São
Sebastião.
Candomblé baiano está sincretizado com São Jorge. Isso ocorre
pois tanto São Sebastião quanto São Jorge foram soldados do Imperador romano
Diocleciano, que muito perseguiu e matou os cristãos. São Sebastião e São Jorge
foram soldados e tinham a mesma função, isso também lembra a questão da “irmandade”
de Oxossi e Ogum tratada no culto de nação. Por outro lado, São Jorge “caçava o
dragão” e perseguiu-o até derrotá-lo, e isso nos mostra outro aspecto desse
guerreiro e sua “irmandade” com Oxossi, seria Ogum também um caçador? Ainda
dentro desses conceitos de Nação, Oxossi vive na floresta, onde moram os
espíritos.
Está relacionado com as árvores e os antepassados. As
abelhas lhe pertencem e representam os antepassados femininos. Relaciona-se com
os animais em geral imitando seus gritos com perfeição. É o caçador valente, ágil
e generoso que propicia a caça e domina a flora, a fauna e protege os seres
vivos contra o ataque das feras. Gera o sustento, a alimentação abundante, o
progresso e a riqueza para o homem. Neste sentido se diz que é também um Orixá
usado na busca de emprego e independência financeira.
As lendas eram uma forma de se perpetuar o culto aos Orixás.
Falavam sobre as várias Qualidades de cada Orixá, mas de um modo que os
“humanizava”, ou seja, as lendas falavam sobre o Orixá a partir de um ponto de
vista humano, para que todas as pessoas que as ouvissem se identificassem com o
relato, de forma que a tradição, que era passada de boca a ouvido, não fosse
esquecida. Na Umbanda, esta questão de lendas é pouco empregada e utilizada.
Umbandistas chamados de “Umbanda Branca” preferem a ligação e tradução do Orixá
junto a história sincretizada com santos católicos.
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXOSSI
Os filhos de Oxossi representam o homem impondo sua marca,
seu legado, sua contribuição e atuação sobre o mundo selvagem, nele intervindo
para sobreviver, mas sem alterá-lo. No positivo: São joviais, rápidos e
espertos, mental e fisicamente. Cheios de iniciativa, dotados de um espírito
curioso e observador, estão abertos a novas descobertas e novas atividades e
são geralmente desbravadores, pioneiros. Tem grande capacidade de concentração
e de atenção, firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para
aguardar o momento correto para agir. Lidam bem com a realidade material, são
pés no chão, o que não quer dizer que sejam ambiciosos em demasia.
Possuem extrema sensibilidade, qualidades artísticas,
criatividade e gosto apurado. Sua estrutura psíquica é emotiva e romântica. São
discretos, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros e respeitam muito o
espaço individual de cada um. Independentes, não apreciam muito os trabalhos em
equipe. Mas tem grande senso de dever e de responsabilidade, principalmente em
relação aos cuidados para com a família (pois o “caçador” tem a
responsabilidade de sustentar a tribo).
Sentem a necessidade do silêncio para desenvolver a
capacidade de observação, e neste aspecto são reservados. Isso pode levá-los ao
rompimento de laços, o que não quer dizer que sejam instáveis em seus amores. Fisicamente,
tendem a ser magros, um pouco nervosos, mas controlados. No negativo: Tornam-se muito solitários, fechados,
introvertidos, críticos, respondões, brigam por qualquer motivo e podem
tornar-se vingativos.
TRONO DO CONHECIMENTO: OXOSSI
Trono: Conhecimento
Orixá regente: Oxossi
Sincretismo religioso: São Sebastião
Dia de Oxalá: 20 de Janeiro.
Dia da semana: Quinta - feira
Vela: Verde
Fio de conta: Verde ou verde e branco (Umbanda) azul turquesa no Candomblé.
Banhos Indicados: Cipó Caboclo, Samambaia, Guiné, Cipó Abre Caminho, Alfazema de Caboclo, Alfavaca do Campo, etc.
Saudação: Okê ArÔ - Okê Odé!
Campo de força e entregas: Matas em geral, natureza.
Chacra: Frontal.
Animais que representam a presença de Oxossi: Abelha.
Número: Oxossi na Umbanda é 05 e no Candomblé geralmente 06.
Quizilas: Mel.
CABOCLOS DE OXOSSI
Caboclo Mata Virgem
Caboclo Rompe Mato
Caboclo Arranca Toco
Caboclo Araribóia
Caboclo Pena Verde
Caboclo Tupinambá
Caboclo Sete Flechas
Caboclo das Matas
Caboclo Folha Verde
Caboclo Guarani
Caboclo Flecheiro
EXUS DE OXOSSI
Exu Mangueira
Exu das Matas
Exu Pimenta
Exu Rompe Mato
Exu das Campinas
Exu Tiriri
Exu Gato Preto
Exu Tronqueira
Exu Sete Tronqueiras
Exu Morcego
Exu Formiga
Exu Figueira
Exu das Sete Bananeiras
SÍMBOLOS DE OXOSSI PRESENTES EM PONTO RISCADO
- Arco e flecha
- Flecha
- Folhas
- Arvores, flores, folhas e representativo vegetal
- Lanças
- Estrelas
- Lua
PONTOS CANTADOS PARA OXOSSI
Para quem não conhece eu vou dizer...
Oxossi Odé, meu São Sebastião.
Ele reina lá nas matas e nos campos...
Ele é o dono da lavoura e do pão...
Para sua vida melhorar, e nunca lhe faltar o que comer
Acenda uma vela lá nas matas para Oxossi!
E peça para ele vir lhe socorrer
Odilê odilêo, Odilê odilêo
Odilê odilêeeeeee
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Caboclo roxo da pele morena,
Ele é Oxossi caçador lá da Jurema (2x)
Ele jurou ele jurará
Pelos conselhos que a Jurema vai nos dar.
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QUEM MANDA NA MATA É OXÓSSI
OXÓSSI É CAÇADOR, OXÓSSI É CAÇADOR [2X]
OXÓSSI É CAÇADOR, OXÓSSI É CAÇADOR [2X]
EU VI MEU PAI ASSOBIAR
ELE MANDOU CHAMAR [2X]
ELE MANDOU CHAMAR [2X]
É DE ARUANDA EH
É DE ARUANDA EH
MEUS CAPANGUEIROS DE UMBANDA
É DE ARUANDA EH [2X]
É DE ARUANDA EH
MEUS CAPANGUEIROS DE UMBANDA
É DE ARUANDA EH [2X]
CARACTERÍSTICAS E PONTO DE FORÇA DE OBÁ
Trono: Conhecimento
Orixá regente: Obá
Sincretismo religioso: Joana D'Arc
Dia de Oxalá: 25 de Novembro e 30 de Maio (dependendo da casa).
Dia da semana: Quarta - Feira.
Vela: Magenta, Verde e Marrom
Fio de conta: Magenta, Verde e Marron
Banhos Indicados: Raizes em geral, babosa, alecrim, folha de amendoeira, etc.
Saudação: Akirô Obá Yê!
Campo de força e entregas: Beira de campos e matas, terra.
Chacra: Frontal.
Animais que representam a presença de Oxalá: Ganso e galinha de Angola.
Número: 7 e seus múltiplos na Umbanda. No Candomblé é representada pelo 4.
Quizilas: Orelhas, mutilações e o ferro.
CABOCLOS DE OBA
- Caboclo da Terra
- Caboclo Raiz
- Caboclo Pena Marrom
- Caboclo Treme Terra
- Caboclo Terra Firme
EXUS DE OBA
- Exu da Terra
- Exu Sete Raízes
- Exu Treme Terra
- Exu Terra Roxa
PONTOS CANTADOS OBÁ
A RIVALIDADE ENTRE OBÁ E OXUM
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OBÁ
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