Pular para o conteúdo principal

TIPOS DE BANHO NA UMBANDA

Se você frequenta ou já frequentou um terreiro de Umbanda, provavelmente já lhe indicaram algum tipo de banho! Os banhos são elementos fundamentais em um tratamento espiritual Umbandista. Eles ajudam a movimentar energias (positivas e negativas) em prol do equilíbrio energético de cada matéria, em outras palavras, o corpo físico. E você sabe quais tipos de banhos existem e para que eles servem? Neste artigo esclareceremos um pouco mais sobre cada um deles. Boa leitura!



BANHO DE DESCARREGO

São banhos geralmente compostos por ervas quentes (energeticamente agressivas) que objetivam descarregar uma pessoa de fluídos negativos e/ou que estejam atrapalhando ou dificultando algum campo de sua vida ou rotina. São banhos que focam a desimpregnação de energias que porventura estejam cristalizadas na áurea ou campo magnético de alguém. 

Além do uso de ervas quentes, costuma-se indicar o uso do sal grosso, todavia, este tipo de banho não é indicado para realização frequente, pois ele remove todas as energias (positivas e negativas), podendo deixar o corpo vulnerável ou com sequelas magnéticas (análogos a feridas ou aberturas). Muitos pais de santo indicam banhos de ervas mornas e/ou combinadas com ervas frias para atenuar o efeito negativo do banho de sal, todavia, ele se mostra muito útil e necessário quando a pessoa estiver totalmente carregada ou acompanhada por espíritos de pouca luz, vampiros espirituais do astral, etc. 

BANHO DE DEFESA

São banhos preventivos, servem para proteção magnética dos chackras, do nosso corpo energético, áurea, etc. São geralmente indicados antecipando determinados rituais ou obrigações, como por exemplo, tomar banho de defesa para ir a uma gira de trabalho, a um velório, a um hospital ou locais que estejam repletos de espíritos de pouca luz ou que representem perigo a uma pessoa.

Além de ervas diretamente ligadas ao Orixá de Cabeça, é frequente a indicação de Hortelã, Arruda, Guiné entre outras para formar um bom campo magnético protetor.

BANHO DE ENERGIZAÇÃO

São banhos que objetivam repor a energia de alguém que demonstra estar esgotado (física e espiritualmente). Para este tipo de banho costuma-se indicar: Raspa da casca de Tangerina, Wagi (mais presente no Umbandomblé e Candomblé), Levante, Rosa Branca, etc.

BANHO DE DESENVOLVIMENTO

São banhos passados pelos guias e dirigentes espirituais com objetivo de facilitar, promover, contribuir e ajudar no desenvolvimento mediúnico dos filhos. Podem ou não serem banhos de cabeça, em geral, são indicadas ervas como: Colônia, Samambaia, Rosa Branca, Tapete de Oxalá, Nós Moscada, Anis Estrelado, etc.

BANHOS DE COROA E AMACIS

Banhos de coroa e Amacis são banhos usados em rituais específicos, coroações, fechamento de corpo e fortalecimento de filhos. Geralmente são escolhidas ervas dos Orixás de cabeça do filho ou em caso de Amacis coletivos (como geralmente acontece no ritual de fechamento de corpo) indica-se colocar 21 ervas (uma para cada Orixá). 

BANHO DE MAR

O banho de mar está diretamente ligado a Yemanja, a linha D'agua, Ondinas, Sereias, Marinheiros e ao Povo do Mar. Ótima escolha como banho de descarrego e energização. Além de saudar os exus guardiões (antes de entrar em contato com a areia da praia), saudar a linha de Ogum D'agua (Ogum Marinho, Ogum Beira Rio, Ogum Beira Mar, Ogum 7 Ondas, etc) ao entrar em contato com a areia da praia e saudar a dona do mar (Yemanjá), você pode realizar a sua prece emantando chakra por chakra conforme sua necessidade de limpeza ou energização.

BANHO DE CACHOEIRA

O banho de cachoeira está diretamente ligado a Oxum,Obá, Xango, Yansã e Oxossi, mas todos os Orixás de certa forma respondem bem neste ponto de força, vide a série de santuários de Orixás espalhados pelo Brasil e as oferendas que são feitas nestes locais. São banhos de limpeza (tanto do campo espiritual, como de fios de conta, instrumentos magísticos, etc). Diferente do mar, este banho traz as propriedades da água doce, da água energizada pelas matas, pedras, rochas da pedreira e minerais. São ótimos banho de energização, limpeza de coroa e descarrego.

BANHO DE RIO, MANGUES E/OU LAGOA

São banhos ligados a Nanã.  São banhos que objetivam agregar energia voltada para o conhecimento, experiência e maturidade (pontos de força desta Orixá). São mais utilizados para energização do que para descarregos. É importante que sua escolha se dê por locais que não estejam poluídos! Umbanda é uma religião que atua com a movimentação de energias, escolher um local limpo é o mesmo que escolher boas energias para banhar seu corpo (além da questão de saúde!).

BANHO SOLAR

Banhos de energia solar são muito indicados para energização e reposição de energia. Na Umbanda não se ouve falar em um "Orixá" que responde no sol, porém, muito se atribui a Xango, Yansã e Egunitá como Orixás que manuseiam o fogo. Quando for tomar o seu manho energético solar, faça sua prece de coração e curta o momento em conexão com você mesmo, seus guias e mentores. 

Dizem alguns estudiosos que ele fornece elementos para fortalecer a alma, além dos benefícios científicos, como contribuições para os ossos fortes. Todavia, seu excesso deve ser observado pois os raios UV causam câncer de pele entre outras doenças. Use com moderação!

BANHO DE CHUVA

Quem nunca tomou um banho de chuva? Os banhos de chuva são ligados a Oxum, Nanã e Oxala (chuvas leve) e a Yansã (tempestades). São banhos para descarrego e energização. Ótima opção para quem quer unir o útil ao agradável. São banhos generalistas, limpam (corpo e mente), descarregam e trazem a sensação imediata de bem estar. Todavia, banhos naturais de chuva (leve ou pesada) merece a atenção contra o risco de raios! Nunca fique próximo a árvores, redes elétricas ou exposto de tal forma que represente perigo de vida. 

BANHO LUNAR

O banho lunar tem grande influência de Santa Sara de Kali e do povo do Oriente. É muito comum a linha de Ciganos utilizar determinada fase da Lua para cada magia (Lua cheia, lua nova, lua minguante e lua crescente). Banhos lunares são aqueles tomados durante a noite sob exposição da lua. 

Quando uma pessoa tem algum problema grave, uma infecção, uma doença, por exemplo, a linha do oriente costuma indicar banho Lunar em Lua Minguante afim que ela mingue os sintomas negativos que a pessoa esteja passando. Tal como os demais banhos, seja qual for fazer, não esqueça de abrir seu coração e consagrar uma prece.

CONCLUSÃO

São diversos os tipos de banho que existem na Umbanda. Cada casa tem sua doutrine e cada guia tem seu fundamento. Quando o assunto for escolher um banho, procure um pai / mãe de santo, médium ou guia de sua confiança! Que seus caminhos sejam aberto e que você encontre o que procura! Asé!  




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

NOMES DE MARINHEIROS E MARINHEIRAS NA UMBANDA

A Umbanda é uma religião 100% brasileira que se utiliza de conceitos de outras religiões como as religiões indígenas, o espiritismo, o catolicismo, etc. Como tal, apresenta uma ampla linha de trabalho pautada em diferentes culturas. Uma delas é a linha de marinheiros regida diretamente por Yemanjá e indiretamente por outros Orixás (Dependendo de onde aquele marinheiro é). Algumas casas de Umbanda tratam a linha de Marinheiro como vibração direcionada a Linha D'Agua: Oxum (Marinheiros de águas doces), Yemanjá (Marinheiro dos mares), Nanã (Marinheiro de águas turvas), Yansã (Marinheiro de águas agitadas e tempestades). Mas nada impede de termos um marinheiro ligado aos outros orixás: Pescadores (Oxossi/Yemanjá/Oxum), soldados da marinha (Ogum), profissionais e mercadores do porto (Oxossi), etc. Já o Candomblé segue nações (Ketu, Gêge, Nago) e como tal, sua doutrina antecede a Umbanda (religião criada posteriormente) e nem todas elas reconhecem a linha de marinheiros, a