Pular para o conteúdo principal

“CUIDADOS COM A COROA”: O QUE MÉDIUNS VETERANOS OU EM DESENVOLVIMENTO DEVEM OU DEVERIAM SABER Á RESPEITO ?


A coroa é a região em volta da nossa cabeça (em formato circular da testa, passando pela nuca e voltando para testa, bem como todo centro do nosso couro cabeludo e um pouco acima dele). É o local que também concentra o ORI, que concentra toda sua energia espiritual dada por Oxalá seus Orixás de cabeça.  É uma espécie de “drive”, “cérebro” ou “Chip” espiritual que vem acoplado junto a nossa encarnação ou reencarnação.




A coroa é um lugar sagrado e puro. Cada pessoa nasce com a sua e ao longo das nossas vidas ela vai sendo sujada ou mantida limpa conforme nossas atitudes em relação aos meios em que frequentamos. 

Um exemplo disso pode ser citado através de uma pessoa que cumpre pena presidiária por ter matado alguém. Ninguém nasce com uma coroa suja pré-disposta à matar ou uma coroa limpa pré-disposta a ser uma pessoa "gratiluz", puritana.

Todos nós ganhos a oportunidade de vir com uma coroa, com Orixás regentes (tornando-se Umbandista ou não, sendo médium ou não). Há inclusive estudiosos que defendem que o conteúdo de nossas vidas passadas são apagados da memória humana para podermos vir, viver, aprender, e desenvolver-se. 

Os cuidados junto à coroa podem ser análogos aos cuidados com os dentes: eles podem ficar podres ou brancos e sadios dependendo das atitudes que você emite. Vamos ver abaixo alguns cuidados, em especial, direcionados aos médiuns (sejam iniciantes ou veteranos na Umbanda) no que diz respeito a gestão da sua própria coroa.

PANO DE CABEÇA

Se você é médium iniciante ou veterano, nunca se esqueça de levar para gira o seu pano de cabeça. Ele não é um mero pedaço de tecido para limpeza de suor. O Pano de cabeça é um pano reservado a contato direto com a coroa, serve para “bater cabeça no chão” (ritual pré, durante ou pós gira), serve para fazer a prece com ele sobre os olhos, com a cabeça no chão ou da forma que você está habituado a rezar. Serve para colocar sobre a cabeça do médium que incorpora alguns Orixás: Obaluaê, Omolu e em alguns terreiros até as Yabás. 

BANHOS DE ERVAS NA CABEÇA

Nas religiões de matrizes africanas você encontrará divergência de doutrinas sobre quais ervas podem ou não irem em sua coroa. 

Há teóricos que defendem a classificação de ervas como “quentes, mornas e frias”, há teóricos que defendem as ervas como sendo de determinados Orixás (Ervas de Oxossi, Ervas de Oxalá, etc). Há teóricos que não classificam nem como quentes, nem como frias e nem como ligadas a Orixás, mas como ervas de coroa e ervas para corpo. 

Cada casa, cada escola, cada terreiro segue a doutrina da base teológica que aprendeu ou que tem mais afinidade. No geral algumas ervas parecem serem bem utilizadas para banho e limpeza de coroa, bem como “Rosa Branca e Tapete de Oxalá”. Outros banhos que aparecem com grande frequência para coroa, em especial para o desenvolvimento mediúnico são: Colônia, Alfazema, Anis Estrelado, Samambaia, Oriri e Manjericão.  

Há ainda rituais específicos para banho de coroa bem como: batismo, amacis, banhos de fortalecimento, etc. Na dúvida sobre qual banho tomar, consulte um guia e/ou pai/mão de santo de sua confiança. 

ALFAZEMA

A Alfazema tem um grande poder equilibrador. Muitos filhos de santo quando chegam do terreiro usam alfazema para limpar suas guias e passam um pouco na cabeça. Geralmente faz-se isso para manter os pensamentos equilibrados. Afinal de contas, viemos das ruas, muitos direto do trabalho e acabam vindo com resquícios destas energias. A Alfazema na coroa tem esta função de apaziguamento e limpeza. Se você está muito triste, estressado, cansado, passa um pouco dela, coloca sua cabeça em quebrando no chão ou no conga, faça sua prece e peça ao pai maior que tome conta de seus pensamentos e lhe mande boas energias e vibrações para gira que ocorrerá.

RITUAL DE PEMBA

Na Umbanda há um lindo ponto que canta: “Deus salve a pemba, também salve a toalha, salve a coroa, é de nosso santo é maior”. Durante este ponto os pais e mães de santo jogam pó de pemba nos cantos do terreiro e os filhos passam a mão na própria coroa sinalizando limpeza, respeito e proteção. Filhos passam a mão na coroa sinalizando a Oxalá que envolva, projeta e guarde o que lhe é de mais sagrado no mundo espiritual. Cada terreiro irá conduzir ou incluir este ritual conforme sua compatibilidade teológica.

ATENÇÃO COM MALDOSOS

Muitos filhos de santo mau intencionados já se aproveitaram de colocar a mão na coroa de pessoas que querem desejar alguma demanda, mudar algum comportamento ou emanar sua intenção. Já li em grupos de estudos no Facebook pai de santo orientando a filha a benzer em pensamento a cabeça do marido enquanto ele dorme para que ele não se separasse dela. Simples brincadeiras de mão (bagunçar o cabelo), ou um simples cabeleireiro estressado, triste ou carregado fazendo a lavagem da sua coroa podem trazer-lhe complicações diretas ou indiretas. Tome cuidado ao visitar terreiros onde os médiuns ou mesmo os guias fazem muitos trabalhos colocando a mão na sua cabeça, pois na maior parte da Doutrina Umbandista, este é um cuidado reservado geralmente aos pais e mães de santo.

BANHOS HIGIÊNICOS

Não é porque a coroa é sagrada que vamos todos ficar neuróticos sobre um fio de cabelo. Você pode lavar a sua cabeça normalmente. A única ressalva que eu faço aqui é para você observar os componentes ativos e naturais que fazem parte dos seus cosméticos, por exemplo, à base de mel, à base de babosa, à base de chocolate, à base de rosas, à base de camomila, outros, pois se ele usa elementos naturais destes itens é como se indiretamente você estivesse jogando-os em sua cabeça. Opte por shampoo e condicionador com PH neutro ou livre de substâncias que dentro da sua religião são usadas para ativar e movimentar energias. Mesmo o banho higiênico não tendo a reza e a consagração, ele pode lhe gerar algum desconforto ou imprevisto. Na dúvida, note se após o uso de um destes cosméticos seguiu alguma mudança de comportamento.

VELA DE ANJO DE GUARDA

No geral recomenda-se ascender a vela de anjo de guarda acima da cabeça em sinal de elevação, em sinal de que aquela vela é para o ser de luz que acompanha você e sua coroa. Mas já tenho notado em grupos de estudos de Umbanda que alguns guias e terreiros já permitem que esta vela seja acesa em uma mesa e/ou local que não represente risco de incêndio na casa de quem ascendeu.

Eu indico o seguinte: coloque a vela em movimentos circulares em sua coroa da direita para esquerda enquanto consagra-a para seu anjo. Segure-a nas mãos enquanto dedica sua prece (um pai nosso, uma ave Maria, um santo anjo do senhor ou oração que lhe for pertinente). Desta forma poderá ascender em qualquer lugar, pois você já a elevou. Só não ascenda no chão, pois o chão é um lugar de Exu. Mais que desagradar o Anjo é você dizer a Exu que ele não tem mais um local na casa, ou ainda, que o local dele é de todos.

BANHO DE CACHOEIRA, MAR E CHUVA

Não apenas por representar o pólo de força das Yabás estes tipos de banho são ótimos para limpeza de coroa e da alma. São banhos energizantes para filhos independentes dos Orixás de cabeça, tanto é que a maior parte dos terreiros levam anualmente os filhos para banhos em mar e cachoeira. Esquecem-se um pouco da chuva, mas ela é tão abençoada quanto os outros banhos acima citados. 

ORAÇÃO E PRECE ANTES DE DORMIR

Não são só as nossas atitudes que regam e nutrem a nossa coroa. Preces antes de dormir, sinal da cruz em sinal de respeito ao passar em um cemitério ou igreja, pensar em si mesmo, em como temos agido com o nosso próximo, em respeitar os mandamentos espíritas e os ensinamentos de Oxalá também consistem em ótimas práticas de limpeza e desenvolvimento de Coroa.

VOLTA DE TRABALHOS OU EVENTOS EM CEMITÉRIO

Quando for necessário realizar algum tipo de trabalho, participar de enterro ou velório em cemitério é indicado não entrar em casa com as roupas e calçados usados no dia. Indica-se deixar uma jarra de água na porta de casa (próximo ao relógio de água por exemplo) para que seja lavada a coroa de modo simbólico (você pega um pouco de água dá 7 voltas da direita para esquerda e pede a Oxalá que se houver algum espírito mau intencionado que porventura tenha lhe acompanhado que ele seja recolhido e levado para seu lugar de merecimento. Esta água reservada à Oxalá purifica sua coroa caso alguma alma perdida tenha visto luz em você e tenha resolvido lhe fazer uma visita!

CONCLUSÃO

Há muitas outras dicas que iremos aprender ao longo da nossa jornada mediúnica e contato com guias e mentores. O que for bom e funcional a gente leva, o que não for a gente descarta. O importante é você ser independente e aprender a cuidar da sua coroa, da sua espiritualidade, dos seus guias para que seja uma pessoa limpa, disposta e protegida dentro das leis divinas de Oxalá. Se você conhece algum outro cuidado que usa na sua casa e/ou tenha visto em outro lugar, convidamos-o(a) a postar e comentar. Conhecimento é algo que devemos dividir e o pai Oxalá se encarrega de nos proporcionar mais e desta forma vamos todos evoluindo!


Comentários

  1. Excelente...,,estou aprendendo cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. MUITOS BONS ESCLARECIMENTOS,PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. MUITOS BONS ESCLARECIMENTOS,PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Uma pombogira ou Exu pode clocar a mão na testa de uma pessoa que esteja com possivel Egun?

    ResponderExcluir
  5. elevar sangue de animal na cabeça na hora de dar a obrigação e correto e isso suja a coroa??????

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito feliz por conhece esse link obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  7. muito bom esclarecimentos obg pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas dicas estou muito feliz em está bem informado

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelas dicas estou muito feliz em está bem informado

    ResponderExcluir
  10. Muito legal ter um conhecimento assim

    ResponderExcluir
  11. Estou precisando de ajunda ja fui de terreiro hoje nao mais teve uma pessoa que jogou pra mim e falou que meu cabeça ta desequilibrada meu ori fraco nao sei oque faze me ajuda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHOS COM CABEÇA DE CERA NA UMBANDA

INTRODUÇÃO A Cabeça é o lugar mais sagrado para o Umbandista. É ali que vive o seu Ori, sua coroa, sua mente, seu cérebro, o início dos seus chacras, etc. Trabalhos com cabeça de cera devem ser feitos por pessoas experientes e fundamentadas. Na dúvida sobre o que ou como fazer, sempre consulte o pai de santo de sua confiança.  CABEÇA DE CERA PARA OXUM: PEDIDOS E PROMESSAS Oxum é muito conhecida por receber cabeças de cera em seus trabalhos, seja ele para amor (embora a Umbanda em si seja contra trabalhos de amarrações) ou para outros pedidos.  Em São Paulo está localizado o Santuário de Aparecida do Norte. Lá é recebido diariamente muitas peças de cera em pedido ou agradecimento de graças alcançadas por seus fiéis.  Podemos fazer cabeça de cera para cura, para melhorar os pensamentos, clarear as ideias, etc.  CABEÇA DE CERA COM YEMANJÁ: CALMA, LIMPEZA E DISCERNIMENTO.  Yemanjá é a mãe de todos. Este trabalho é indicado para acalmar alguém que encontra-se

BANHO DE ÁGUA DE COCO PARA DESENVOLVIMENTO NA LINHA DE BAIANOS

INTRODUÇÃO Na Umbanda a palavra "desenvolvimento" remete aos médiuns recém integrados ao processo de espiritualização, ou seja, processo em que as pessoas dedicam-se a descobrir seus guias, seus mentores espirituais, seus Orixás regentes, seus dons mediúnicos (em maior frequência a incorporação), etc. O desenvolvimento que uma pessoa precisa para se tornar um médium de Umbanda dura períodos diferentes para cada um, o que significa que cada um tem o seu tempo. A qualidade de um médium não advêm se ele passou a incorporar em um ou dois meses, mas sim, o quanto há de qualidade na conexão deste com os guias e mentores espirituais.  O desenvolvimento na Umbanda leva responsabilidades de estudo teórico (fundamento, doutrina, história, elementos de magia, elementos dos guias, linhas de força, etc) e sessões práticas (giras, trabalhos particulares, grupos de oração, trabalhos nas matas, etc).  Uma pessoa que inicia o processo de desenvolvimento mediúnico, muda sua ro

VELAS E SUAS DEFORMAÇÕES: "MINHA VELA BORRADA, O QUE ISSO QUER DIZER?"

INTRODUÇÃO A Umbanda é uma religião que trabalha com energia, portanto, ela pode se movimentar de ponta a ponta, de forma neutra ou intencionada. Sendo intencionada, podemos identificá-la como positiva ou negativa, recebida ou negada, desviada, redirecionada, etc. Se formos olhar a definição de dicionário, "energia" nada mais é do que a capacidade de um corpo, objeto ou molécula realizar seu trabalho. Se formos pensar em "energia de vela", seria a capacidade que a vela tem de executar o seu trabalho (quebra demanda, proteção, maldade, reversão, desvio, anulação, potencialização, cobrança, correção, direcionamento, etc).  Muitas pessoas que acendem velas se perguntam: "Olha como minha vela ficou", o que isso quer dizer? Para responder essa pergunta primeiro é necessário levantar quais variáveis borram uma vela. Sua vela pode borrar por estar exposta ao vento (ventilador, janela aberta, porta aberta, alguém que passou correndo, etc), pode